Lisboa sobe no ranking das cidades com melhor qualidade de vida. Viena lidera há dez anos

Mais de metade das cidades classificadas no top 20 do estudo que avalia a qualidade de vida são europeias. Viena, Zurique e Munique ocupam as primeiras posições.

As cidades europeias destacam-se pela qualidade de vida, ficando no topo dos rankings. Lisboa subiu um lugar na lista das cidades com melhor qualidade de vida, à frente de Paris, Londres ou Nova Iorque, por exemplo. Mas a coroa vai para Viena, pelo décimo ano consecutivo.

À capital austríaca segue-se a suíça Zurique, na lista compilada a partir do estudo anual Quality of Living da Mercer. O último lugar do pódio da 21.º edição deste estudo é dividido entre três cidades: Munique, na Alemanha, Vancouver, no Canadá, e Auckland, na Nova Zelândia. Apesar da diversidade do terceiro lugar, são 13 as cidades europeias que se classificaram no top 20.

Lisboa está na 37.ª posição deste ranking, seguida de perto por Paris, que ficou em 39.º lugar. As vizinhas espanholas Barcelona e Madrid ficaram um pouco mais abaixo, ocupando os lugares 43.º e 46.º na lista das cidades com melhor qualidade de vida. As cidades europeias com pior classificação na lista global deste ano são Minsk, Tirana e São Petersburgo, todas com mais de 100 cidades à frente.

A qualidade de vida, para além de ser importante para os habitantes, apresenta-se também como um indicador de relevância para a instalação de empresas. Aquelas que “procuram expandir-se além-fronteiras têm uma série de considerações a nível local quando identificam a melhor localização para colocar os seus novos escritórios e colaboradores”, explica Tiago Borges, líder da área de Rewards da Mercer/Jason Associates, citado em comunicado.

A Mercer realizou também um ranking sobre segurança pessoal, no qual a capital lisboeta se classifica em 31.º. A lista é dominada por cidades suíças, mas a número um é o Luxemburgo. Foram avaliados elementos como a estabilidade interna das cidades, níveis de criminalidade, aplicação da lei, limitações à liberdade individual, relações com outros países e liberdade de imprensa.

A capital venezuelana, Caracas, abalada por uma forte instabilidade política e onde as condições de vida se vão agravando a cada dia, caiu vários lugares em ambos os rankings, sendo classificada como a cidade menos segura no continente americano, neste ano. Já o último lugar na lista da segurança pessoal é ocupado por Damasco, na Síria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa sobe no ranking das cidades com melhor qualidade de vida. Viena lidera há dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião