5 coisas que vão marcar o dia

O Instituto Nacional de Estatísticas vai ditar o ritmo das próximas horas com a divulgação do valor final do défice no conjunto do ano passado e, também, da taxa de poupança das famílias. 

Esta terça-feira será marcada pela divulgação dos resultados da Oi e do Crédito Agrícola. Também o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai estar na ordem do dia com a divulgação do valor final do défice no conjunto do ano passado e, também, da taxa de poupança das famílias portuguesas.

Qual o valor final do défice do ano passado?

O Instituto Nacional de Estatística vai revelar, esta terça-feira, a 1.ª Notificação do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) com o valor final do défice no conjunto de 2018. Na segunda-feira, os economistas ouvidos pela agência Lusa anteciparam o valor, alinhado com as declarações públicas mais recentes do Governo. Os economistas preveem que o défice se tenha fixado em torno dos 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, tal como ministro das Finanças, Mário Centeno, já tinha antecipado em fevereiro. A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) e o Conselho das Finanças Públicas (CFP) estão mais otimistas, prevendo que o défice tenha atingido, respetivamente, os 0,4% e os 0,5% do PIB.

INE divulga taxa de poupança das famílias

Ainda esta terça-feira, o INE vai também divulgar as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional — divulgação associada à conclusão do PDE — onde revelará, nomeadamente, a taxa de poupança das famílias ao longo do último ano. No entender de João Borges de Assunção, professor da Universidade Católica, “a poupança tem estado em níveis baixos e deverá manter-se assim”, disse à agência Lusa.

Comissão da Caixa. Audições arrancam com a auditora EY

As audições da comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) arrancam pelas 15h00, com a auditora EY, seguindo-se Carlos Costa e Vítor Constâncio nos dias seguintes. A EY, que fez uma auditoria à CGD que abrange o período 2000-2015, será a primeira entidade a responder aos deputados no âmbito da segunda comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão do banco público. Nos dois dias seguintes, pelas 17h00, serão ouvidos, respetivamente, o atual governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, e o anterior, Vítor Constâncio.

Oi apresenta resultados do quatro trimestre de 2018

A Oi, empresa de serviços de telecomunicações do Brasil, divulga hoje as suas contas relativas ao quatro trimestre do ano passado. A operadora brasileira Oi garantiu, em abril do ano passado, que o resultado líquido da companhia relativo a 2018 “voltará a ser positivo”. Recorde-se que em 2017, a Oi apresentou prejuízos de 6,4 mil milhões de reais, o equivalente a 1,5 mil milhões de euros.

Crédito Agrícola também divulga contas do ano passado

Também é o dia do Crédito Agrícola prestar contas. Os resultados referentes ao ano passado vão ser conhecidos esta tarde, por volta das 15h00. No primeiro semestre de 2018, a instituição de crédito português registou lucros de 64,2 milhões de euros. Já no ano anterior, o Crédito Agrícola obteve lucros de 150 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião