Fisco já está a reembolsar. Cheque do IRS a caminho dos primeiros 70 mil contribuintes

Já é possível entregar o IRS há uma semana. 30% das declarações já foram entregues e o Fisco já começou a pagar reembolsos. "Hoje foram dadas ordens de pagamento de cerca de 70 mil reembolsos."

O Governo está a acelerar o reembolso do IRS. No espaço de uma semana foram entregues 30% das declarações referentes aos rendimentos de 2018 e já foram emitidas notas de crédito para 70 mil reembolsos. Mas há mais, prometem as Finanças. Em comunicado, o Ministério das Finanças revela que quarta-feira, está previsto o processamento de mais 100 mil reembolsos.

“Hoje foram dadas ordens de pagamento de cerca de 70 mil reembolsos. Está previsto para amanhã, quarta-feira, o processamento de mais 100.000 reembolsos. A partir de quinta-feira está previsto que comecem a ser processados 200.000 reembolsos por dia“, avança o comunicado do ministério tutelado por Mário Centeno.

Muitos contribuintes devem receber este ano um reembolso superior ao do ano passado já que as tabelas de retenção na fonte sobre trabalho dependente e pensões que foram aplicadas em 2018 não traduziram integralmente a descida do imposto consagrada com o alargamento de cinco para sete o número de escalões de rendimento e a descida das taxas aplicáveis.

Este ano, os contribuintes têm três meses para cumprir com esta obrigação fiscal, mas o alargamento do IRS automático e a ideia de que a Autoridade Tributária poderá fazer o reembolso no prazo de 11 dias está a levar os portugueses numa corrida ao cumprimento desta obrigação fiscal, criando mesmo alguns problemas de acesso ao portal. Problemas que as Finanças classificam como “indisponibilidades pontuais e planeadas para atualização e melhoria do sistema” e que não têm impedido os contribuintes de entregar as suas declarações.

Os dados mais recentes revelam que, até às 18h00 de terça-feira, foram submetidas 1.435.986 declarações — 30% do total — o que perfaz uma média diária, nesta primeira semana, de aproximadamente 160 mil declarações e um aumento de 3% face aos primeiros nove dias de entrega do ano passado.

As Finanças revelam que deste conjunto total de declarações 652.512 correspondem a IRS automático. No total, cerca de 3,2 milhões de agregados portugueses estão potencialmente abrangidos pelo IRS automático, o que resulta do alargamento dessa possibilidade aos subscritores de Planos Poupança Reforma (PPR) e aos contribuintes que fizeram donativos.

Por outro lado, as Finanças revelam que foram entregues 4.498 declarações através da app que disponibilizam.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já está a reembolsar. Cheque do IRS a caminho dos primeiros 70 mil contribuintes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião