Tráfego nos aeroportos portugueses da Vinci cresce 6,2% no primeiro trimestre

Aeroportos portugueses da Vinci registaram mais de onze milhões de passageiros entre janeiro e março. Vinci prepara expansão do aeroporto de Lisboa e abertura do Montijo.

Os aeroportos portugueses controlados pela Vinci registaram um crescimento de 6,2% no total de passageiros no primeiro trimestre do ano, período em que a empresa francesa contabilizou 11,014 milhões de passageiros em Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Açores. Já nos doze meses terminados em março último, a Vinci aponta para um crescimento de 5,8% no total de passageiros em Portugal.

Em nota divulgada sobre a evolução do tráfego na rede Vinci, a concessionária francesa detalha que na operação portuguesa, e durante o primeiro trimestre do ano, “o crescimento do tráfego foi particularmente acentuado em Faro (+ 12,3%) e Porto (+ 9,5%), refletindo a contínua popularidade do país entre os turistas estrangeiros. No hub de Lisboa, o tráfego cresceu 4,2%”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/aeroporto-de-lisboa/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”38″ slug=”aeroporto-de-lisboa” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/aeroporto-de-lisboa/thumbnail?version=1553789999115&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

No comunicado, a Vinci enaltece o crescimento no aeroporto Humberto Delgado, que ocorreu apesar “das atuais limitações de capacidade”, recordando que “para acomodar a evolução do tráfego até que a concessão termine em 2063”, a empresa assinou com o governo “um acordo para financiar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, tanto pela extensão do aeroporto de Lisboa existente como pela abertura de um novo aeroporto civil no Montijo, a 25 quilómetros do centro da cidade”.

Em termos individuais, a Vinci contabilizou 6,25 milhões de passageiros em Lisboa, 2,6 milhões no Porto, um milhão em Faro, 731 mil na Madeira e 408 mil nos Açores. O aeroporto da capital representa assim mais de metade do total dos passageiros que passaram pelos aeroportos da Vinci em Portugal.

Com aeroportos em França, Japão, Chile, Cambodja, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido ou República Dominicana, no portfólio da Vinci só mesmo a operação japonesa supera os registos da portuguesa. A Vinci fechou o primeiro trimestre com 12,58 milhões de passageiros no Japão.

Considerando todas as suas operações, a Vinci aponta que “o tráfego nas plataformas geridas ” por si cresceu 6,4% no primeiro trimestre de 2019 face ao período homólogo, com 47,6 milhões de passageiros processados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tráfego nos aeroportos portugueses da Vinci cresce 6,2% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião