Estado já controla 33% da operadora SIRESP

  • ECO
  • 20 Abril 2019

O Estado já controla 33% da operadora que gere a rede SIRESP, através da Parvalorem. Posição foi comprada à Galilei.

O Estado já é dono de 33% do SIRESP, empresa da qual a Altice é a principal acionista e que gere a polémica rede de comunicações de emergência. A participação, anteriormente detida pela Galilei, passou para a esfera pública no final do ano passado e permite ao Governo a nomeação do presidente da companhia e de três administradores executivos.

Apesar de já ser acionista do SIRESP, ainda não existem dados sobre o que mudou na empresa e o Estado ainda não publicou qualquer nomeação para o comité executivo da companhia. A notícia foi avançada pelo Público (acesso pago) este sábado.

O jornal salienta que este não foi um negócio de fácil concretização e cita fonte oficial do gabinete do ministro Mário Centeno, que confirmou que “a participação de 33% do capital social da operadora SIRESP já se encontra na esfera do Estado desde o ano passado, através da Parvalorem”. Neste momento, está “a ser ultimado o procedimento da transferência dessa participação para a Direção-Geral do Tesouro e Finanças”, refere a mesma fonte.

O negócio acontece mais de um ano depois de o Governo, através do ministro Eduardo Cabrita, ter prometido que o Estado iria controlar a empresa gestora da rede de comunicações de emergência, através de uma posição maioritária de 54%. Pouco depois, a Altice antecipou-se e comprou a participação da Esegur e da Datacomp, passando a controlar a companhia.

A rede SIRESP provocou polémica devido às sucessivas falhas que registou durante o grave incêndio que afetou a região de Pedrógão Grande em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado já controla 33% da operadora SIRESP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião