Portugal superou no ano passado taxa de emprego prevista para 2020

  • Lusa e ECO
  • 25 Abril 2019

Taxa de emprego registada em Portugal no ano passado nesta faixa etária superou em quatro pontos percentuais a meta (que era de 75%) apontada na estratégia Europa 2020

Portugal atingiu, em 2018, uma taxa de emprego de 75,4% na faixa etária dos 20 aos 64 anos, superando nesse ano a meta apontada por Bruxelas para 2020, tendo ainda ficado acima da média comunitária.

Segundo dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), a taxa de emprego registada em Portugal no ano passado nesta faixa etária superou em quatro pontos percentuais a meta (que era de 75%) apontada na estratégia Europa 2020, um programa comunitário para o crescimento e o emprego. Esta taxa foi, contudo, mais alta nos homens (78,9%) do que nas mulheres (72,1%).

Portugal juntou-se, assim, a um conjunto de países que já alcançaram o objetivo para 2020. São eles: República Checa, Estónia, Letónia, Lituânia, Eslovénia, Suécia, Irlanda, Croácia, Malta, Polónia e Eslováquia.

Com uma taxa de emprego de 75,4% nesse ano, Portugal ficou assim acima da média da UE, que foi de 73,2%. Apenas 11 dos 28 países apresentam uma taxa mais elevada, diz o Eurostat.

 

Analisando as restantes faixas etárias, o Eurostat nota que entre os 55 e os 64 anos, a taxa de emprego em Portugal em 2018 foi de 59,2%, percentagem que compara com a de 56,2% registada em 2017. No conjunto da UE, a média da taxa nesta faixa etária foi de 58,7% no ano passado e de 57,1% no período homólogo anterior.

Também a taxa de emprego dos 55 aos 64 anos em Portugal foi mais alta nos homens (64,5%) do que nas mulheres (54,6%), adianta o Eurostat.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal superou no ano passado taxa de emprego prevista para 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião