Taxa turística rendeu quase 30 milhões às câmaras em 2018

  • ECO
  • 20 Maio 2019

A taxa turística rende cada vez mais, à medida que o turismo ganha expressão e mais autarquias implementam a medida. Só em 2018, as receitas subiram 56%, para 29,3 milhões de euros.

A taxa municipal turística rendeu às autarquias portuguesas que a implementaram um montante de 29,3 milhões de euros no ano passado, um crescimento das receitas na ordem dos 56% face ao ano anterior. Os dados foram recolhidos pelo DN (acesso pago), que recorda que há cada vez mais câmaras municipais a avançarem com a medida ou em vias de o fazerem.

De acordo com o jornal, quando Lisboa avançou com a taxa turística, em 2016, o instrumento rendeu 12 milhões aos cofres do município. Mas com o aumento de turistas na capital, a receita subiu para 18,5 milhões. O executivo espera agora receitas de 36,5 milhões de euros este ano.

No caso do Porto, que implementou a taxa turística no ano passado, a previsão de receita era de seis milhões de euros. Em 2019, no entanto, a câmara municipal já espera mais de 8,2 milhões de euros de receitas, segundo o jornal, uma subida de 38%.

O DN lembra que esta medida tem gerado polémica e a sua implementação não tem sido fácil nas várias autarquias. Aliás, em 2012, Aveiro chegou a cobrar uma taxa turística entre 35 cêntimos e um euro por cada noite de estada, mas a medida acabou por ser revogada dois anos depois.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa turística rendeu quase 30 milhões às câmaras em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião