Já sabe onde vota nas Europeias? Pode enviar SMS, ver online ou ir à Junta

O número de eleitor foi eliminado e os cadernos eleitorais são agora organizados por ordem alfabética, o que pode alterar o local de voto. Para verificar onde é existem várias opções digitais.

Já sabe qual é o sítio onde vai votar? Nas Europeias, que se realizam a 26 de maio, entram em vigor uma série de alterações ao sistema. Com o fim do número de eleitor, a organização dos cadernos eleitorais passa a ser feita por ordem alfabética, o que pode mudar o local onde vota. Para verificar onde é, pode enviar uma mensagem, ver online ou ir à Junta de Freguesia.

O serviço de SMS é gratuito, e funciona da seguinte forma: escreve no texto da mensagem “RE (espaço) número CC ou BI (espaço) data de nascimento (anomêsdia)”, preenchendo com os seus dados, e envia para o número 3838.

Se preferir ver online, a informação pode ser consultada no Portal do Recenseamento. Há ainda mais uma opção digital, que passa por descarregar a aplicação MAI Mobile.

Para quem não se importa de deslocar, é possível confirmar o local de voto na Junta de Freguesia.

Quando for votar, no domingo e agora também nas próximas eleições, como o número de eleitor foi eliminado, basta levar consigo o cartão de cidadão, bilhete de identidade ou outro documento de identificação civil.

As mudanças incluem também uma matriz de voto em braile, que permite os eleitores portadores de deficiência visual votarem sozinhos, sem acompanhamento.

Estas alterações, que foram aprovadas na Assembleia da República, têm como objetivo simplificar e “facilitar o exercício do direito de voto”, explica o Ministério da Administração Interna, em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já sabe onde vota nas Europeias? Pode enviar SMS, ver online ou ir à Junta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião