Tesouro quer emitir até 1.250 milhões de euros em dívida de curto prazo na próxima semana

O IGCP regressa ao mercado na próxima quarta-feira para realizar dois leilões de bilhetes do Tesouro a três e 11 meses.

O Tesouro está de regresso ao mercado na próxima semana, desta vez para emitir dívida de curto prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP anunciou esta sexta-feira que irá realizar um leilão duplo de Bilhetes do Tesouro (BT) que vencem dentro de três e 11 meses, na próxima quarta-feira.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 19 de junho pelas 10h30 horas dois leilões das linhas de BT com maturidades em 20 de setembro de 2019 e 15 de maio de 2020, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros“, anunciou a agência em comunicado.

Os últimos leilões de BT com iguais maturidades realizaram-se a 17 de abril. Nessa ocasião, organismo liderado por Cristina Casalinho conseguiu colocar 950 milhões de euros em BT a 11 meses, pagando para tal uma taxa de juro média negativa de 0,368%. Emitiu ainda 300 milhões de euros em BT com maturidade a três meses, a um juro negativo em 0,415%.

Portugal tem beneficiado de uma redução das taxas pagas pela emissão de nova dívida, graças ao reforço da confiança dos investidores em Portugal e às condições externas favoráveis. Nos títulos a curto prazo, os juros têm sido cada vez mais negativos nos últimos meses.

Em mercado secundário, o comportamento das taxas exigidas pelos investidores para trocar dívida portuguesa tem sido também de queda, sendo que esta sexta-feira a yield das obrigações a dez anos tocaram os 0,603%.

(Notícia atualizada às 18h05 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesouro quer emitir até 1.250 milhões de euros em dívida de curto prazo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião