Fim das taxas moderadoras na Saúde vai ser adiado

  • ECO
  • 22 Junho 2019

Governo e PS vão pôr um travão ao projeto do Bloco que iria acabar com as taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas e exames do SNS. Governo diz que não tem 150 milhões para a saúde.

O Governo e o Partido Socialista vão travar o projeto do Bloco de Esquerda para acabar com as taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas e exames passados pelo SNS, avança este sábado o Expresso (acesso condicionado). Fonte não identificada do Executivo terá dito ao semanário que “não há dinheiro” para deixar de cobrar taxas moderadoras, opção que custaria cerca de 150 milhões de euros por ano.

Recuperada da discussão da Lei de Bases para a saúde, a proposta do BE foi votada há uma semana na generalidade e prevê o fim das taxas já em 2020, mas o Governo deu ordem aos socialistas para avançarem com alterações na discussão na especialidade, já que Costa prefere que as isenções de taxas entrem em vigor mas de forma faseada.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/taxas-moderadoras/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”742″ slug=”taxas-moderadoras” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/taxas-moderadoras/thumbnail?version=1529516290720&locale=pt-PT&publisher=eco.pt”]

Tal como se está a verificar em relação à própria discussão da Lei de Bases, também aqui o PS poderá aproveitar para reforçar laços com o PSD. Se é certo que depois de não conseguir o apoio do BE e do PCP para as suas pretensões, o governo já negoceia com o PSD a Lei de Bases de Saúde, também no campo das taxas moderadoras o bloco central pode voltar a dar as mãos.

Apesar do PSD ter votado inicialmente ao lado do Bloco e do PCP a favor do fim das taxas moderadoras, o Governo acredita que contará com os sociais-democratas para aprovar uma revisão a essa ideia, avança o Expresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fim das taxas moderadoras na Saúde vai ser adiado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião