Segurança Social demora seis meses a pagar pensões

  • ECO
  • 28 Junho 2019

O tempo médio de pendência das pensões caiu ligeiramente face a dezembro do ano passado. São cerca de seis meses o tempo que os novos pensionistas ficam à espera, exceto nas pensões por invalidez.

Seis meses. Este é o período médio que a Segurança Social demora a pagar pensões de velhice e de sobrevivência. Os dados foram avançados pelo ministro da tutela, Vieira da Silva, numa audição parlamentar esta semana, citados esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios (acesso condicionado).

O tempo médio de pendência registado no pagamento das pensões de velhice é de 6,2 meses e, no caso das pensões de sobrevivência, cai ligeiramente para 6,1 meses. Os dados dizem respeito a abril e apontam, ainda, para uma redução face a dezembro, altura em que a Segurança Social demorava, em média, cerca de sete meses a pagar estas pensões.

Só as pensões de invalidez são mais céleres, com um tempo médio de atribuição de 4,8 meses. Estes dados, segundo o jornal, representam uma contagem que começa no momento do requerimento. Ou seja, refletem o tempo total que a pensão demora a ser atribuída.

Como noticiou o ECO esta semana, o ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, defendeu na Assembleia da República que o sistema “tem, neste momento, capacidade superior à procura”. Porém, existem mais de 42 mil pedidos de pensões que estão pendentes há mais de 90 dias, apontou o ministro no Parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social demora seis meses a pagar pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião