Presidente do PSD/Açores arguido em processo de peculato

  • Lusa
  • 2 Julho 2019

A PJ dos Açores constituiu vários arguidos, entre os quais Alexandre Gaudêncio, numa operação por suspeitas de crimes de peculato, prevaricação, abuso de poder e falsificação de documentos.

Alexandre Gaudêncio, presidente do PSD/Açores e da Câmara Municipal da Ribeira Grande.EDUARDO COSTA/LUSA

A Polícia Judiciária (PJ) dos Açores constituiu “vários arguidos” esta terça-feira, entre os quais o presidente da Câmara da Ribeira Grande e também líder do PSD/Açores, numa operação por suspeitas de “crimes de peculato, prevaricação, abuso de poder e falsificação de documentos”.

À Lusa, o coordenador da PJ nos Açores, João Oliveira, confirmou a existência de “vários arguidos”, entre os quais o líder do PSD/Açores e autarca do concelho micaelense, Alexandre Gaudêncio, acrescentando que estão desde manhã a ser feitas buscas domiciliárias, na Câmara Municipal da Ribeira Grande e noutras instalações municipais. “Também estão a ser feitas buscas num conjunto de empresas que têm relações contratuais com a câmara”, acrescentou o responsável daquela autoridade.

Numa nota enviada à imprensa, que antecedeu o contacto da Lusa com a PJ, é referido que “estão em curso, nos Açores e também numa empresa do continente, cerca de dez buscas a instalações autárquicas, empresas, residências e viaturas, com vista à apreensão de elementos com interesse probatório”.

A polícia acrescenta que “foram já constituídos vários arguidos, entre os quais o presidente da edilidade, estando sobretudo em causa suspeita de reiterada violação de regras de contratação pública, de urbanismo e ordenamento do território, com presumíveis favorecimentos de empresários e entidades de direito privado, com prejuízos para o erário público”.

A revista Sábado diz que está em causa um contrato com o artista brasileiro MC Kevinho para um concerto ocorrido em abril no município açoriano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do PSD/Açores arguido em processo de peculato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião