João Félix no Atlético de Madrid por 120 milhões. Conheça os detalhes da operação

O clube espanhol paga 30 milhões a pronto pelo jovem jogador. Mas Benfica recebe totalidade da clausula de rescisão através de uma operação financeira mais complexa. Veja os detalhes do negócio.

O Benfica acaba de comunicar ao mercado a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid. Os encarnados vão encaixar 120 milhões com a venda do jovem prodígio, com os espanhóis pagarem 30 milhões de euros a pronto e o clube da Luz a fazer uma operação financeira de desconto sem recurso dos restantes 96 milhões de euros.

“A Benfica SAD informa que chegou a acordo com o Atlético de Madrid SAD para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix Sequeira pelo montante de 126 milhões de euros”, diz o Benfica no comunicado enviado à CMVM.

“Mais se informa que o Atlético de Madrid SAD pagará a pronto um valor de 30 milhões de euros e que a Benfica SAD efetuará uma operação de desconto sem recurso dos restantes 96 milhões de euros, sendo os custos financeiros associados a esta operação de seis milhões de euros”, acrescenta a SAD encarnada.

O que é esta operação de desconto sem recurso? É o chamado forfaiting, uma modalidade de financiamento muito utilizada pelas empresas exportadoras. Neste caso, é o Benfica quem está a “exportar” João Félix. Com esta operação de forfaiting, o banco paga de imediato ao Benfica os pagamentos futuros a receber da parte do importador (o Atlético de Madrid). Desta forma, a Benfica SAD garante o recebimento do montante de 120 milhões de euros no momento da transferência do jogador.

O clube português esclarece ainda que os encargos com os serviços de intermediação relativos a esta transferência ascendem a 12 milhões de euros e que o Atlético de Madrid será responsável pelo pagamento do valor do Mecanismo de Solidariedade devido a clubes terceiros, “o qual não poderá ser deduzido ao montante da transferência acordado com a Benfica SAD acima mencionado”.

O clube espanhol já deu as boas-vindas ao jogador português nas redes sociais.

 

E os encarnados também já agradeceram a João Félix.

(Notícia atualizada às 19h51)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Félix no Atlético de Madrid por 120 milhões. Conheça os detalhes da operação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião