Segurança Social exige descontos a trabalhadores quando mudam de emprego

  • ECO
  • 4 Julho 2019

A Segurança Social está a exigir o pagamento de descontos aos trabalhadores com recibos verdes, com atividade aberta, mesmo quando ficam apenas alguns dias sem trabalho.

A Segurança Social está a exigir contribuições de recibos verdes aos trabalhadores por conta de outrem que têm atividade aberta e ficam uns dias sem trabalhar, devido a mudanças de emprego, por exemplo. Um dia sem entidade patronal é o que basta para que os serviços cobrem descontos no primeiro mês, aplicando juros em caso de incumprimento.

“Saí de um emprego a 31 de março e comecei a trabalhar a 2 de abril, ou seja, estive um dia sem trabalhar por conta de outrem e foi quanto bastou para a Segurança Social me passar a exigir 20 euros de contribuições por mês“, explica uma contribuinte ao Correio da Manhã (acesso pago). Neste caso, a contribuinte já recebeu uma nova cobrança com 20 cêntimos de juros de mora.

O Ministério do Trabalho admite ao jornal que pode “não haver lugar a contribuições, aconselhando a exposição aos serviços”, através do email: iss-dpc@seg-social.pt. Ainda assim, garante que será feita a “anulação da contribuição apurada e respetivos juros”, caso se confirme a correção.

Já os funcionários nos balcões dizem que não podem fazer nada porque a “contribuição é gerada automaticamente pelo sistema”. Foi em janeiro que o regime dos trabalhadores independentes mudou, pondo fim, parcialmente, à isenção dos dependentes que também passem recibos verdes. Mas a cobrança só é devida se retirem dessa atividade um rendimento relevante superior a quatro Indexantes dos Apoios Sociais (IAS), isto é, 1.743,04 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segurança Social exige descontos a trabalhadores quando mudam de emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião