Produção automóvel cresce quase 20% no primeiro semestre do ano

Entre janeiro e junho, saíram das fábricas portuguesas mais de 184 mil veículos. Destes quase 29 mil foram produzidos em junho.

Durante o primeiro semestre do ano, foram produzidos 184.072 veículos em Portugal. O número representa um aumento de 19,5% face a igual período do ano anterior, revela a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), em comunicado. Só em junho foram produzidos 28.688 automóveis, mais 4,4% do que no período homólogo.

O destaque continua a ir para os ligeiros de passageiros. No mês passado, entre os mais de 28 mil veículos produzidos, 23.610 eram ligeiros de passageiros, crescendo 12,2% em relação a junho de 2018. Já a produção de comerciais ligeiros (4.804) e de veículos pesados (274) caíram 19% e 43,3%, respetivamente.

Em termos acumulados, no primeiro semestre do ano, não foram registadas quedas em nenhum segmento. Enquanto a produção de ligeiros de passageiros cresceu 22,3%, saíram das fábricas mais 7,6% de comerciais ligeiros e mais 9,7% de veículos pesados.

Os números “confirmam a importância que as exportações representam para o setor automóvel”, uma vez que “97,3% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, lê-se em comunicado.

A Europa continua, assim, a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, rondando os 98%. Só para a Alemanha seguem 24,8% dos veículos fabricados em Portugal, para Itália vão 15% e para França 14,2% dos automóveis construídos em fábricas portuguesas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel cresce quase 20% no primeiro semestre do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião