Saúde da economia polaca impulsiona Jerónimo Martins e BCP no PSI-20

Além do retalho e banca, a energia também esteve em destaque na sessão, após a Galp Energia ter divulgado ao mercado que aumentou em 3% a produção média diária de petróleo.

O retalho foi a estrela a sessão bolsista esta segunda-feira em Lisboa e, a par dos representantes dos setores da banca e petróleo, levaram o PSI-20 para terreno positivo. O índice de referência nacional fechou com um ganho de 0,74% para 5.260,02 pontos, com 12 das 18 cotadas no verde.

“O presidente do Banco Central da Polónia manteve as taxas de juro, mas avançou com um discurso extremamente positivo sobre a atual conjuntura económica que se vive no país. A economia está a crescer, na ordem dos 4,7% e espera que a inflação desacelere. O poder de compra das famílias está a crescer face aos incentivos fiscais que o país está a promover e face à subida dos salários“, explicou Carla Maia Santos, sales team leader, da corretora XTB.

As empresas do PSI-20 mais expostas à economia polaca beneficiaram do sentimento positivo do banco central. O BCP ganhou 0,49% para 0,28 euros, enquanto a Jerónimo Martins valorizou 1,77% para 14,92 euros. Ainda no retalho, a Sonae foi a cotada que mais subiu, com uma valorização de 1,94% para 0,89 euros.

A energia também esteve em destaque na sessão, após a Galp Energia ter divulgado ao mercado que aumentou em 3% a produção média diária de petróleo para um total de 109,7 mil barris por dia durante o segundo trimestre de 2019. Apesar da evolução positiva, a variação da produção entre abril e junho representou uma desaceleração face ao crescimento de 8% que a Galp Energia registou no primeiro trimestre do ano.

As ações da cotada liderada por Carlos Gomes da Silva ganharam 0,68% para 14,04 euros, num dia em que o petróleo negociou praticamente inalterado (com o brent próximo de 67 dólares por barril e o crude WTI nos 60 dólares). A EDP deslizou 0,12% para 3,37 euros por ação e a EDP Renováveis fechou inalterada nos 9,10 euros.

Apesar de o grupo EDP ter travado os ganhos, Lisboa fechou em linha com o sentimento positivo nas principais praças europeias. O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,36%, o alemão DAX valorizou 0,61%, o francês CAC 40 ganhou 0,23%, o espanhol IBEX 35 subiu 0,50% e o britânico FTSE 100 somou 0,48%.

Os ganhos do mercado acionista europeu têm causado, desde a semana passada, uma desaceleração na forte queda nos juros das dívidas soberanas. A tendência manteve-se nesta sessão com a yield dos títulos portugueses a 10 anos subiu ligeiramente para 0,597%. As Bunds alemãs com a mesma maturidade negoceiam com um juro de -0,293%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saúde da economia polaca impulsiona Jerónimo Martins e BCP no PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião