Famílias podem pedir Navegante a partir de dia 22. Saiba quem pode beneficiar

As famílias da Área Metropolitana de Lisboa vão poder requerer o novo passe social familiar a partir de 22 de julho.

As famílias da Área Metropolitana de Lisboa vão poder requerer o novo passe social familiar a partir de 22 de julho, anunciou a Área Metropolitana de Lisboa (AML). O Navegante Familiar permite às famílias pagarem, no máximo, dois passes sociais, independentemente do número de filhos ou de pessoas que façam parte da família.

Para tal, o responsável terá de se dirigir a um dos postos de atendimento dos operadores de transporte. A ativação do passe poderá demorar até 10 dias e a venda dos títulos pode ser feita “entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de utilização”, informou a entidade, em comunicado.

Desde que a morada fiscal dos membros do agregado seja num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, e estejam assim inscritos no Fisco, vão poder usufruir do desconto nos transportes todos os membros de um agregado familiar, tais como:

  • Avôs e avós do requerente responsável;
  • Pai e mãe;
  • Sogro e sogra;
  • Cônjuge ou pessoa em união de facto;
  • Filhos, adotados ou tutelados;
  • Netos.

“Só após o pagamento, os restantes cartões Lisboa VIVA associados poderão ser carregados (todos no mesmo momento ou em momentos e locais distintos)”, informa a AML. A entidade salienta ainda que “todos os cartões do agregado familiar que pretendam ser utilizados no mês para o qual foi efetuado o pagamento têm necessariamente de ser carregados”.

Para quem tem dúvidas, a AML vai ter “em funcionamento” a partir desta quinta-feira uma “linha telefónica informativa de apoio ao utente”. A linha está disponível através do número 210 118 218, entre as 9h00 e as 19h00.

“A chegada do Navegante Família representará, para muitas famílias, um novo aumento do rendimento disponível e um novo incentivo à utilização, por todo o agregado, do transporte público”, conclui a AML, na mesma nota.

(Notícia atualizada às 18h53 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias podem pedir Navegante a partir de dia 22. Saiba quem pode beneficiar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião