Da visita à rainha às instruções nucleares. É assim o “dia 1” do novo primeiro-ministro britânico

  • ECO
  • 23 Julho 2019

O primeiro dia no novo emprego é sempre um dia estranho. Ainda mais se o novo cargo for o de... primeiro-ministro do Reino Unido.

O primeiro dia no escritório é sempre um dia estranho. Conhecer colegas e chefes, receber as credenciais da empresa e aprender os processos em vigor são alguns dos desafios para quem começa um novo emprego, qualquer que seja a área do negócio. A não ser que as novas funções sejam as de… primeiro-ministro do Reino Unido.

No dia em que os britânicos conheceram o nome do novo líder do Governo, Boris Johnson, a Bloomberg compilou o passo a passo daquilo que é o primeiro dia de qualquer novo primeiro-ministro britânico, quando põe os pés pela primeira vez no número 10 de Downing Street.

  • A audiência com a rainha. Espera-se que, esta quarta-feira, Theresa May vá ao Palácio de Buckingham para oficializar a sua demissão do cargo de primeira-ministra. Após a reunião, é a vez de o novo líder do Partido Conservador visitar Elizabeth II para lhe pedir autorização para formar um Governo e para beijar a mão à rainha.
  • Regresso a Downing Street. Após a audiência, o novo primeiro-ministro regressa a Downing Street num carro oficial com escolta policial. Deverá discursar à chegada. A tradição indica que, no momento em que entrar na residência oficial, todo o staff estará a aguardá-lo, com aplausos.
  • As primeiras reuniões. O novo chefe do Governo será acolhido pelo chefe de gabinete Mark Sedwill, que conduzirá uma série de reuniões e briefings sobre segurança e armas nucleares. Terá, depois, de escrever à mão uma carta aos comandantes dos submarinos nucleares da armada britânica com instruções sobre o que devem fazer em caso de ataque ao Governo britânico.
  • Os primeiros telefonemas. Seguem-se conversas telefónicas com alguns dos principais líderes mundiais. A tradição é que o Presidente dos EUA seja o primeiro a ligar.
  • A escolha da equipa. Nos dias seguintes, o novo primeiro-ministro terá de nomear a equipa de ministros, secretários e restante staff.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da visita à rainha às instruções nucleares. É assim o “dia 1” do novo primeiro-ministro britânico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião