Repsol diminui lucros em 26,7% para 1.133 milhões

  • Lusa
  • 24 Julho 2019

Nos primeiros seis meses do ano, a gigante Repsol registou um recuo dos seus lucros de 26,7% em termos homólogos para 1.133 milhões de euros.

A multinacional petrolífera espanhola Repsol teve um lucro de 1.133 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, menos 26,7% do que no período homólogo, explicado pelo facto de ter contabilizado em 2018 uma receita extraordinária.

Numa informação publicada pela Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, a empresa energética comunica que no ano passado registou uma mais-valia de 344 milhões de euros com a venda da sua participação de 20% na Naturgy, uma empresa dos setores da eletricidade e do gás, que antes se chamava Gas Natural Fenosa.

O lucro ajustado, que mede a evolução da atividade, foi de 1.115 milhões de euros, menos 1,5 % do que no ano passado, num contexto de preços de petróleo mais baixos. O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) foi até junho de 3.712 milhões de euros, uma diminuição de 2,6% em relação ao período homólogo.

A Repsol salienta que estes “sólidos resultados” foram alcançados num contexto de descida dos preços do petróleo, de queda das margens internacionais de refinação e de suspensão da produção na Líbia durante quase metade do semestre.

A multinacional, que também está presente em Portugal, afirma que diminuiu a sua produção de hidrocarbonetos em 3,7% nos primeiros seis meses do ano, para 697.200 de barris equivalentes de petróleo por dia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Repsol diminui lucros em 26,7% para 1.133 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião