SIRESP arrasa relatório pedido pelo Governo sobre a rede de segurança

  • ECO
  • 30 Julho 2019

Presidente do SIRESP enviou carta dirigida ao ministro da Administração Interna onde acusa o Governo de não cumprir o contrato.

O presidente do conselho de administração do SIRESP enviou uma carta de cinco páginas ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita a criticar o relatório pedido pelo Governo para apresentar soluções tecnológicas para as comunicações de emergência, segundo avança a TSF.

Pedro Bonifácio Vítor começa por referir, na lista de críticas que chegou a Eduardo Cabrita no dia 22 de julho, que muita da informação contida no documento “se devia manter estritamente confidencial” por conter “informação extremamente sensível”. E lamenta que “logo após a publicação” o relatório tenha sido citado na comunicação social.

Para além do acesso a informações sensíveis, Pedro Bonifácio acusa o estado de nunca ter cumprido o contrato e acrescenta na lista, contratos que nunca foram cumpridos e dívidas que nunca foram pagas. O presidente do conselho de administração da SIRESP relembra o ministro dos sucessivos atrasos nos pagamentos ao SIRESP e refere que “em 2011 já se traduziam numa dívida de 12 milhões de euros, atingindo em dezembro um máximo de 22,8 milhões de euros.”

Por outro lado, o grupo de trabalho nomeado pelo Governo, responsável pelo relatório, acusa o SIRESP de mover-se apenas por “interesses privados e por uma lógica comercial de obtenção de lucro”. O presidente da empresa não gostou e lembrou o ministro Eduardo Cabrita que o SIRESP sempre cumpriu o contrato com o Estado e garante, “nem sempre se verificou da parte do parceiro público”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SIRESP arrasa relatório pedido pelo Governo sobre a rede de segurança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião