Presidente dos EUA diz que homólogo norte-coreano quer voltar às negociações

  • Lusa
  • 10 Agosto 2019

Numa longa carta, segundo Trump, Kim terá pedido desculpas pelos recentes testes que a Coreia do Norte tem realizado com mísseis na região da península coreana.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este sábado que o seu homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, quer voltar às negociações com os Estados Unidos e que lhe pediu desculpas pelos recentes testes com mísseis de curto alcance na península coreana.

Trump fez estas revelações através de publicações na sua conta da rede social Twitter.

O Presidente norte-americano referiu ainda que Kim, “muito gentilmente”, disse que gostaria de encontrar-se com o Chefe de Estado norte-americano e começar as negociações após o fim do exercício militar conjunto dos Estados Unidos com a Coreia do Sul.

Na longa carta, segundo Trump, Kim teria ainda pedido desculpas pelos recentes testes que a Coreia do Norte tem realizado com mísseis na região da península coreana e que estes acabariam assim que os exercícios militares com os sul-coreanos terminassem.

“Estou ansioso para ver Kim Jong Un em um futuro não muito distante! Uma Coreia do Norte livre de armas nucleares levará a ser um dos países mais bem-sucedidos do mundo!”, publicou o Presidente norte-americano no Twitter.

Os dois líderes se encontraram três vezes, em Singapura, Hanói e na zona desmilitarizada coreana.

Os EUA e a Coreia do Sul reduziram os seus principais exercícios militares conjuntos desde a primeira cimeira de Trump e Kim em junho de 2018, mas neste momento, estão a decorrer exercícios militares entre os dois países, para o desagrado dos norte-coreanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente dos EUA diz que homólogo norte-coreano quer voltar às negociações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião