Buffett é arquiteto de uma das maiores seguradoras do mundo

  • ECO Seguros
  • 25 Agosto 2019

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, vale sobretudo pela sua componente seguradora e não está suficientemente apreciada, diz Bill Ackman, presidente de uma das grandes gestoras de ‘hedge-funds’.

O principal ativo da Berkshire é ser o maior negócio de seguros do mundo, o que corresponde a metade do seu valor intrínseco, afirma Bill Ackman fundador e CEO da Pershing Square Capital Management, uma gestora de ‘hedge funds’, numa carta dirigida aos investidores. O negócio segurador da Berkshire, que inclui a seguradora Geico, uma sua subsidiária integral, vem beneficiando da sua escala, e tem sido capaz de crescer a uma taxa mais elevada e com menores custos do que os seus concorrentes.

“Se o senhor Buffett é mais conhecido como um grande investidor, também deve ser considerado o arquiteto e CEO da maior empresa seguradora do mundo, pois o retorno obtido pela Berkshire nos investimentos efetuados não teria sido o mesmo sem os benefícios materiais que conseguiu ao financiar esses investimentos beneficiando de um seguro de custo reduzido “, afirmou o gestor, citado pela Bloomberg.

Ackman afirma ter investido na Berkshire Hathaway Inc. por acreditar que esta vai continuar a gerar retornos significativos, mesmo após Warren Buffett deixar a empresa. Refere que os títulos da Berkshire estão a ser negociados com um grande desconto face ao seu valor intrínseco, num momento em que suas subsidiárias estão prestes a beneficiar de mudanças no plano da gestão e da organização.

“A Berkshire é muitas vezes descrita na comunicação social como sendo semelhante a um fundo de investimento, deixando muita gente com a impressão de que os retornos dos acionistas da Berkshire estão dependentes da extraordinária capacidade de fazer aquisições de Warren Buffett”, diz Ackman na carta. “Embora esta ideia sobre a Berkshire tenha refletido a sua realidade no passado, já não reflete o que é a empresa actualmente.”

Para Ackman, Buffett, projetou a empresa de modo a ela poder sobreviver à sua saída. Acredita que a Berkshire deve continuar a gerar retornos elevados aos acionistas.

“O Sr. Buffett tem sido um dos gestores que os investidores acompanham de perto em todo o mundo”, nota Ackman, mas a Berkshire Hathaway está subvalorizada, sendo pouco seguida e incompreendida.

A Pershing Square Capital Management detém 3,51 milhões de ações da classe B da Berkshire desde 30 de junho, uma posição avaliada em cerca de 696 milhões de dólares (619 milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Buffett é arquiteto de uma das maiores seguradoras do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião