António Costa escolhe Elisa Ferreira para comissária europeia

  • ECO
  • 27 Agosto 2019

Elisa Ferreira vai integrar o Colégio de Comissário em nome de Portugal. Ursula von der Leyen deverá agora decidir qual a pasta a atribuir à sucessora de Carlos Moedas.

Portugal respondeu positivamente ao apelo de Ursula von der Leyen de compor um executivo europeu paritário e sugeriu o nome de Elisa Ferreira para ocupar o cargo de Comissária Europeia nomeada por Portugal. A escolha da vice-governadora do Banco de Portugal (BdP), que sucede a Carlos Moedas, foi avançada esta terça-feira pelo gabinete de António Costa, colocando um ponto final à especulação dos últimos dias que dava como certa a escolha de Pedro Marques, ex-ministro das Infraestruturas e eurodeputado pelo Partido Socialista.

“O primeiro-ministro comunicou à presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o nome de Elisa Ferreira para integrar o colégio de Comissários da próxima Comissão Europeia”, afirmou à Lusa fonte oficial do gabinete de António Costa.

A escolha da vice-governadora do Banco de Portugal surge um dia depois de ter chegado ao fim o prazo informal para a apresentação dos candidatos a comissários. Mas tanto Elisa Ferreira como Pedro Marques mantiveram, no início de agosto e enquanto candidatos apresentados por Portugal, contactos informais com Ursula von der Leyen, a futura presidente da Comissão Europeia.

Seguem-se agora reuniões formais entre os candidatos apresentados por cada Estado-membro e a alemã Ursula von der Leyen, a quem caberá ligar nomes e pastas. De acordo com o jornal Público deste fim de semana, António Costa terá pedido para a vice-governadora do BdP a “super pasta” da Economia e Finanças. Um objetivo que deverá estar condenado considerando que Portugal detém já a presidência do Eurogrupo.

O ‘elenco’ final de 26 comissários e respetivas pastas — excluindo a Alemanha, que já tem a presidência, e o Reino Unido, que conta sair em 31 de outubro, véspera da entrada em funções da nova Comissão — deverá por isso ser ‘fechado’ a tempo para as audições nas respetivas comissões do Parlamento Europeu, que deve pronunciar-se sobre o colégio como um todo em 22 de outubro.

A vice-governadora do BdP destacou-se enquanto eurodeputada no comité dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, durante a crise. Mas o currículo de Elisa Ferreira inclui ainda duas passagens pelos governos chefiados por António Guterres, primeiro enquanto ministra do Ambiente (1995 – 1999), e depois do Planeamento (1999 – 2002). É, desde desde setembro de 2017, vice-governadora do Banco de Portugal.

Elisa Ferreira sucederá a Carlos Moedas, que foi comissário indicado pelo anterior governo PSD/CDPP. Com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas foi nomeado em novembro de 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa escolhe Elisa Ferreira para comissária europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião