CMVM recusa analisar queixa de ex-gestores da CGD contra EY

  • ECO
  • 6 Setembro 2019

O regulador bancário justifica a decisão dizendo que a queixa dos ex-administradores da CGD contra o relatório da EY à gestão do banco público não se enquadra na sua esfera de supervisão.

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu não analisar a queixa apresentada por ex-administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) contra a auditoria realizada pela EY à gestão do banco público entre 2000 e 2015. De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), o regulador defende que tal não está na sua esfera de supervisão.

Esta é a posição da CMVM ao relatório que gerou várias críticas. O regulador considera que não está em causa um Revisor Oficial de Contas (ROC), nem que foi prestado um serviço de auditoria, explica uma fonte próxima do processo, justificando a decisão de não avaliar a queixa.

Recorde-se que a queixa — que tinha como objetivo que o regulador analisasse a consistência do relatóiro — foi entregue à CMVM em julho por cinco ex-administradores do mandato de Faria de Oliveira no banco estatal, entre 2008 e 2010.

Conforme o Expresso avançou nessa altura, foi subscrita pelo ex-presidente da Caixa, mas também por Norberto Rosa, Jorge Tomé, Francisco Bandeira e José Araújo e Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM recusa analisar queixa de ex-gestores da CGD contra EY

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião