França ameaça vetar novo adiamento do Brexit

Responsáveis europeus estão a começar a ficar sem paciência devido à falta de progressos nas negociações com o Governo de Boris Johnson.

O Governo francês ameaçou vetar um novo adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia devido à falta de progressos nas negociações, e insiste que os britânicos têm de dizer aos responsáveis europeus quais são os seus planos.

O Parlamento britânico aprovou na semana passada uma norma que obriga o governo liderado por Boris Johnson a pedir um adiamento do Brexit caso o Executivo britânico não chegue a acordo com os líderes europeus sobre a forma de saída. Em resposta, Boris Johnson disse que preferia morrer numa valeta do que pedir um novo adiamento.

Num sinal de que as negociações não estão a avançar, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês disse este domingo que a situação “é muito preocupante”. “Os britânicos têm de nos dizer o que querem”, acrescentou.

Sobre o possível pedido de extensão da data de saída, que seria o terceiro adiamento em apenas um ano, o chefe da diplomacia francesa recusou o cenário, dizendo que a União Europeia não pode estar a fazer o mesmo recorrentemente.

“Nós não vamos fazer isto a cada três meses”, disse Jean-Yves Le Drian.

A França é um dos países que já está a simular um cenário em que o Reino Unido sai da União Europeia sem acordo. Este cenário, para o Executivo francês, é dado como o mais provável e, por essa razão, os responsáveis assumem que esse será o resultado final.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França ameaça vetar novo adiamento do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião