Onde é mais caro comprar pão na Europa? Portugal está a meio da tabela

  • ECO
  • 13 Setembro 2019

Portugal ficou em 12.º no ranking de países com o preço do pão e dos cereais mais baixo a nível europeu, em 2018, próximo da média da União Europeu.

O pão é indispensável à mesa de muitas famílias portuguesas. E no que respeita a preços, Portugal está mais ou menos a meio da tabela a nível europeu, mostram dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira.

Na hora de ir à padaria ou ao supermercado para comprar pão, Portugal surge como o 12.º país, no conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia, onde foi mais barato, em 2018, com o preço médio a ficar ligeiramente abaixo da média.

Quadro do preço do pão e dos cereais na União Europeia

 

Contudo, as discrepâncias na fatura do pão são bastante grandes a nível europeu. De acordo com o gabinete europeu de estatísticas, na maioria dos países com o pão mais caro, o valor era mais de três vezes o preço dos Estados onde a fatura era mais baixa.

O índice europeu de preços com base 100, mostra que os preços do pão e dos cereais era mais elevado na Dinamarca (com nível de preços no índice de 152), seguido da Áustria (135), Luxemburgo e Finlândia (ambos com 127). Em contraste, os preços mais baratos estavam na Roménia (com nível de preços no índice de 54), seguido da Bulgária (62) e da Polónia (68).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Onde é mais caro comprar pão na Europa? Portugal está a meio da tabela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião