Donald Trump quer reduzir investimento dos EUA na China. Wall Street sai penalizado

Os principais índices dos Estados Unidos encerraram a última sessão da semana com perdas, depois de ser conhecido que Trump planeia retirar de Wall Street as empresas chinesas.

Depois de uma abertura em alta, as bolsas de Nova Iorque encerraram em queda, naquela que é a última sessão da semana. A penalizar os índices estiveram as notícias de que Donald Trump está a planear limitar os investimentos que os Estados Unidos realizam na China. Uma das soluções seria retirar da bolsa as empresas chinesas.

O índice de referência S&P 500 desvalorizou 0,52% para 2.962,28 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones que recuou 0,25% para 26.823,17 pontos. Pelo mesmo caminho foi o tecnológico Nasdaq que desceu 1,13% para 7.939,63 pontos.

O índice de Filadélfia SOX, sensível às tarifas devido à quantidade de empresas chinesas que o compõem, desvalorizou 2,36%. Este já estava sob pressão devido à Micron, cujas ações afundaram 11,09% depois ter apresentado lucros dececionantes no primeiro trimestre.

Os mercados foram abalados pelos rumores de que o Presidente norte-americano está a pensar em maneiras de reduzir a exposição financeira dos Estados Unidos à China, adianta a CNBC (conteúdo em inglês). Embora uma fonte tenha adiantado que essas ideias estão apenas numa fase inicial, a verdade é que a notícia deixou os investidores em alerta.

De acordo com uma fonte citada pela Bloomberg, uma das hipóteses será retirar as empresas chinesas da bolsa de Nova Iorque.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump quer reduzir investimento dos EUA na China. Wall Street sai penalizado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião