Olga Tokarczuk e Peter Handke vencem Nobel da Literatura de 2018 e 2019

O Nobel da Literatura de 2018 foi entregue a Olga Tokarczuk. Já o vencedor do prémio da Academia Sueca deste ano foi Peter Handke.

O Nobel da Literatura de 2018 foi entregue à escritora e ativista polaca Olga Tokarczuk, que tem também no currículo um prémio internacional Man Booker, pelo livro “Viagens”. Já este ano o vencedor foi o dramaturgo austríaco Peter Handke, revelou a Academia Sueca.

O prémio para a autora polaca é explicado pela “imaginação narrativa que, com uma paixão enciclopédica, representa o cruzamento de limites como uma forma de vida”, segundo explicou a Academia Sueca. Já Peter Handke é distinguido pelo “trabalho influente que, com ingenuidade linguística, explorou a periferia e a especificidade da experiência humana”.

Com este prémio, cada autor recebe nove milhões de coroas suecas, cerca de 824.379,65 euros.

Este ano, e pela primeira vez, foram atribuídos dois Nobel da Literatura referentes a dois anos diferentes. Isto aconteceu porque no ano passado, depois de um escândalo de assédio sexual, a revelação do vencedor foi adiada para este ano.

No cerne da polémica estava o marido de um dos membros da academia, o fotógrafo Jean-Claude Arnault, que foi acusado de ter assediado sexualmente 18 mulheres e de ter divulgado antecipadamente alguns nomes de futuros laureados.

Já aconteceu noutros anos o prémio não ter sido atribuído, a maioria durante as duas grandes guerras, mas é a primeira vez que foi entregue no ano seguinte. Deste 1901 já foram entregues 112 prémios Nobel da Literatura, sendo que apenas 15 foram atribuídos a mulheres.

(Notícia atualizada às 12h40)

Comentários ({{ total }})

Olga Tokarczuk e Peter Handke vencem Nobel da Literatura de 2018 e 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião