5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 14 Outubro 2019

No dia em que é conhecido o prémio Nobel da Economia, a Mota-Engil avança com uma emissão de 75 milhões em obrigações para pequenos investidores.

A semana arranca com uma queda do preço da gasolina, enquanto o custo do litro de gasóleo vai manter-se. Nos mercados, a Mota-Engil vai avançar com uma emissão de 75 milhões em obrigações. No mesmo diz em que o INE revela os dados do turismo em agosto, são anunciados os vencedores do prémio Nobel da Economia. É ainda notícia a conclusão da venda do banco em Espanha pela CGD.

Gasolina desce até 1,5 cêntimos. Gasóleo não mexe

A partir desta segunda-feira, abastecer o automóvel com gasolina vai ficar mais barato. Está prevista uma diminuição de 1,5 cêntimos no litro da gasolina, enquanto para o gasóleo não se antevê qualquer alteração de preço. A confirmar-se esta evolução, será a terceira semana consecutiva de alívio nos preços dos combustíveis. De acordo com cálculos feitos com base nos valores de referência da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio da gasolina deverá baixar dos 1,493 euros para os 1,478 euros por litro, enquanto o gasóleo deve manter-se nos 1,372 euros pela segunda semana.

Mota-Engil avança com emissão de 75 milhões em obrigações

A Mota-Engil vai emitir nova dívida para pequenos investidores. São 75 milhões de euros captados através de obrigações com maturidade 2024, oferecendo uma taxa de juro bruta de 4,375%. Em simultâneo, a empresa vai avançar duas operações de troca de dívida também de retalho já existente. A oferta pública de subscrição começa esta segunda-feira e decorre ao longo de quase duas semanas. Apesar de estar agora prevista a colocação de 75 milhões, o número de Obrigações Mota-Engil 2024 poderá ser aumentado pela construtora até ao dia 23 de outubro.

Como foi o turismo no pico do verão?

O Instituto Nacional de Estatística divulga a Atividade Turística referente a agosto deste ano. Em julho, o setor do alojamento turístico em Portugal contou com 2,8 milhões de hóspedes, responsáveis por 8,2 milhões de dormidas, números que representam um crescimento de 5,4% e 2,2%, respetivamente, e que comparam com as evoluções de 10% e 6,1% registadas em junho.

E o Prémio Nobel vai para…

A Academia Norueguesa anuncia, esta segunda-feira, a quem decidiu atribuir o Prémio Nobel da Economia deste ano. No último ano, essa distinção foi para Paul M. Romer — por integrar os desafios climáticos na análise macroeconómica — e para William D. Nordhaus — por integrar as inovações tecnológicas na análise macroeconómica. “William Nordhaus e Paul Romer desenharam os métodos que respondem a alguns dos nossos problemas mais importantes e que mais pressionam: o crescimento sustentável da economia global a longo prazo e o bem-estar a população mundial”, justificou a Academia, em 2018.

CGD conclui venda do banco em Espanha ao Abanca

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai concluir esta segunda-feira a venda do banco em Espanha ao Abanca. Em setembro, o Abanca recebeu autorização do Banco Central Europeu (BCE) para a conclusão da operação de compra do Banco Caixa Geral, uma operação que “engordou” os lucros do banco liderado por Paulo Macedo no primeiro semestre para os 417,5 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião