Economia norte-americana cresce acima do previsto no terceiro trimestre

  • Lusa
  • 31 Outubro 2019

Entre julho e setembro, os gastos dos consumidores cresceram a uma taxa sólida de 2,9%, mas abrandaram face ao segundo trimestre. Já a despesa pública desacelerou para uma taxa de crescimento de 2%.

O crescimento da economia norte-americana atingiu 1,9% no terceiro trimestre, um abrandamento menor do que o previsto, anunciou esta quinta-feira o Departamento do Comércio.

Os economistas tinham previsto uma desaceleração muito maior da primeira economia do mundo, com receios de que o Produto Interno Bruto (PIB) pudesse ser inferior a 1,4%.

Entre julho e setembro, os gastos dos consumidores, que representam 70% da atividade económica dos Estados Unidos, cresceram a uma taxa sólida de 2,9%, mas abrandaram em relação ao segundo trimestre (4,6%).

A guerra comercial travada com Pequim e o abrandamento da economia global refletiu-se no comportamento das empresas norte-americanas, que reduziram os investimentos pelo segundo trimestre consecutivo.

A despesa pública desacelerou para uma taxa de crescimento de 2%, contra um aumento de 4,8% no segundo trimestre, com os gastos federais, estaduais e municipais a desacelerarem.

Analistas disseram acreditar que, perante as incertezas, o crescimento pode desacelerar ainda mais no último trimestre do ano e em 2020.

Comentários ({{ total }})

Economia norte-americana cresce acima do previsto no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião