Banco de Espanha sugere que é melhor comprar casa do que arrendar

  • ECO
  • 19 Novembro 2019

Comprar ou arrendar casa? O Banco de Espanha sugere que o primeiro é mais vantajoso, já que a subida das rendas tem pesado cada vez mais sobre os rendimentos dos inquilinos.

É mais vantajoso comprar ou arrendar casa? O Banco de Espanha apoia a primeira opção, avança o El Economista, esta terça-feira. A subida dos preços das rendas sentida nos últimos anos ajuda a explica esta conclusão, já que face a essa tendência os inquilinos têm vindo a dedicar uma porção mais considerável dos seus rendimentos a esse gasto, tornando a compra através de um crédito habitação mais apelativa.

De acordo com o Banco de Espanha, os agregados familiares que escolheram comprar as suas casa, durante o período de crise, tiveram de reservar uma parte maior dos seus rendimentos para essa despesa. Isto porque os espanhóis nestas circunstâncias prefeririam mesmo adiar algumas despesas de modo a garantir que o pagamento do crédito em causa.

Por outro lado, nos últimos anos — que ficaram marcados pela recuperação da economia — o mercado imobiliário começou a registar maior atividade, o que foi acompanhado por uma subida significativa dos preços das rendas. O custo médio de um imóvel arrendado subiu mesmo 16,3%, o que está a obrigar os inquilinos a reservar mais dinheiro para fazer face a essa despesa.

O estudo salienta ainda a relação entre o tipo de contrato de trabalho e a taxa de poupança, indicando que a aproximação do fim de um contrato a termo implica uma redução de 8% dos gastos de um determinado agregado familiar. Já a conversão de um contrato a termo num contrato sem termo aparece ligada a um aumento dos gastos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Espanha sugere que é melhor comprar casa do que arrendar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião