Parlamento Europeu e países acordam Orçamento da UE para 2020 que dá prioridade ao clima

  • Lusa
  • 19 Novembro 2019

Entre as prioridades definidas para o Orçamento da UE está o combate às alterações climáticas, o financiamento da investigação e atenuar a situação migratória. Falta aprovação final do documento.

O Parlamento Europeu e o Conselho (países) chegaram a acordo na segunda-feira sobre o Orçamento da União Europeia para 2020, que pretende um aumento de 1,5% para os 169 mil milhões de euros, com 21% destinados às alterações climáticas.

“Ambas as instituições partilham as mesmas prioridades políticas: combater as alterações climáticas, financiar a investigação e a inovação, garantir a existência de recursos para os jovens e atenuar a situação migratória“, declarou Bien Kimmo Tiilikainen, secretário de Estado das Finanças da Finlândia, país que preside à União Europeia (UE) este semestre.

O acordo foi alcançado na noite de segunda-feira, perto da hora-limite para o fim do prazo para que os Estados-membros e o Parlamento chegassem a um consenso.

O Orçamento para 2020 fixa as autorizações – o montante máximo de pagamentos futuros que a UE pode prometer – em 168.690 milhões de euros e os pagamentos – o que será efetivamente pago – em 153.570 milhões de euros, ou seja, mais 1,5% e 3,4% do que em 2019, respetivamente.

O valor total, 21% do orçamento será atribuído a vários programas que contribuem para a luta contra as alterações climáticas, como o programa LIFE, que receberá 589,6 milhões de euros (mais 5,6 %), ou o programa Horizonte 2020, que receberá 13 mil milhões de euros (mais 8,8 %).

O Parlamento Europeu e o Conselho terão de dar a sua aprovação final ao acordo no final do mês para que este possa entrar em vigor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento Europeu e países acordam Orçamento da UE para 2020 que dá prioridade ao clima

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião