Holanda diz que “ainda é muito cedo” para falar sobre produção de hidrogénio em Sines

  • ECO
  • 25 Novembro 2019

Depois de João Galamba ter anunciado um investimento de 600 milhões de euros para instalar uma central solar em Sines e produzir hidrogénio para a Holanda, o país veio moderar as expectativas.

A Holanda considera que “ainda é muito cedo” para falar em detalhes acerca do projeto de instalar uma central solar em Sines para produzir hidrogénio verde. O país está “seriamente” interessado em importar este gás a partir de Portugal, mas está a encarar estas intenções com prudência, avançou o Dinheiro Vivo.

O secretário de Estado da Energia, João Galamba, anunciou, a semana passada, um projeto para produzir hidrogénio em Sines através de energia renovável gerada por painéis solares, mediante a instalação de uma central solar com 1 GW de capacidade instalada. O investimento previsto neste projeto, a desenvolver em conjunto com a Holanda, rondará os 600 milhões de euros, disse o governante à TSF.

Porém, ao Dinheiro Vivo, Noé van Hulst, do Ministério da Economia e Política Climática da Holanda, que reuniu com Galamba em Bruxelas para negociar este projeto, foi mais moderado. Sim, a Holanda “está seriamente interessada em explorar várias opções para importar hidrogénio verde”, mas “ainda é muito cedo” para falar em projetos fechados.

“Tivemos uma reunião em Bruxelas para falar sobre os próximos passos a seguir, incluindo de que forma este plano se pode enquadrar nas regras da União Europeia. Mas ainda é muito cedo para dizer mais do que isto, neste momento”, disse ao jornal o enviado especial do Governo holandês. A Holanda acredita que o hidrogénio poderá ser crítico na transição para uma economia mais “verde”.

“O hidrogénio é uma das poucas formas possíveis de descarbonizar os setores da indústria e transportes pesados de mercadorias, para os quais outras opções são mais caras e obrigam a um armazenamento sazonal de energia”, considerou Noé van Hulst.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holanda diz que “ainda é muito cedo” para falar sobre produção de hidrogénio em Sines

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião