OA: mais de 50% dos advogados já votaram

No final do segundo dia já 17.500 advogados tinham votado e eleito o próximo bastonário da OA. Os 32.250 advogados podem decidir, pela primeira vez, através do voto eletrónico o futuro da OA.

Encerra esta sexta-feira as votações para eleger o próximo bastonário da Ordem dos Advogados (OA) e cerca de 52% dos eleitores já votou. No final do segundo dia, pelas 21h00, já 17.500 advogados, dos 32.250 inscritos na OA, exerceu o seu direito de voto.

Sobre a afluências às urnas, a comissão eleitoral nota que “permite augurar uma participação expressiva de uma classe que, como era esperado, se preocupa com o futuro da profissão”.

Para a liderança da OA no triénio 2010-2022 estão seis candidatos: Ana Luísa Lourenço, António Jaime Martins (atual presidente do Conselho Regional de Lisboa), Guilherme Figueiredo (atual bastonário), Isabel da Silva Mendes, Luís Menezes Leitão (líder do Conselho Superior) e Varela de Matos.

Pela primeira vez, os advogados vão eleger o próximo bastonário da OA através de voto eletrónico. A extinção do voto em papel foi aprovada em julho, em assembleia geral, ainda assim não foi consensual a implementação do novo método. As votações encontram-se a decorrer numa plataforma com acesso limitado à devida credenciação.

“Não foram, até ao momento, reportados quaisquer incidentes de relevo, o que muito nos congratula“, assegura a Comissão Eleitoral.

São necessários 50% dos votos para que o próximo bastonário seja eleito na primeira volta. Caso tal não aconteça, irá decorrer uma segunda volta com as duas listas mais votadas.

A votação e eleição dos órgãos nacionais e regionais da OA abriram na passada quarta-feira, pelas 00h00, e encerram esta sexta-feira, às 20h00. No último dia de votação vão estar em funcionamento “mesas de apoio ao ato eleitoral, entre as 10h00 e as 19h00, em cada sede dos Conselhos Regionais, com exceção do Conselho Regional de Lisboa, cujas mesas de apoio funcionarão na sede da Ordem dos Advogados”, explica a Comissão Eleitoral em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OA: mais de 50% dos advogados já votaram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião