Sócrates paga comissão de 10% a Santos Silva

  • ECO
  • 30 Novembro 2019

Acusação da Operação Marquês diz que ex-primeiro-ministro deu ao empresário compensação financeira, em troca da cedência das contas para circularem subornos.

O ex primeiro-ministro José Sócrates terá dado a Carlos Santos Silva uma comissão de quase 10% como compensação por este ceder as suas contas bancárias para a circulação dos subornos que alegadamente terá recebido dos grupos Espírito Santo (GES) e Lena e do empreendimento de Vale do Lobo, avança o Correio da Manhã (acesso pago) este sábado.

De acordo com o Ministério Público, ao ceder as suas contas com esse fim, Carlos Santos Silva terá sido compensado com 2,5 milhões de euros por José Sócrates. No cálculo desta alegada comissão, estão incluídos os 23 milhões de euros que Santos Silva repatriou da Suíça para Portugal em 2010, ao abrigo do perdão fiscal, mas cujo verdadeiro dono o Ministério Público considera ser o ex primeiro-ministro.

“José Sócrates e Carlos Santos Silva acordaram entre si que que o primeiro possibilitaria ao segundo, como forma de compensação de todos os serviços prestados e conforme a conveniência daquele último arguido, a utilização no seu próprio interesse de uma percentagem sobre os montantes feitos circular pelas contas bancárias que o mesmo Carlos Santos Silva titulava”, diz o Ministério Público na acusação da Operação Marquês.

“Tal retribuição poderia atingir um montante aproximado a 10% sobre a totalidade dos fundos que passaram por contas pessoalmente tituladas pelo arguido Carlos Santos Silva, incluindo os fundos repatriados da Suíça e os lucros distribuídos pela XLM [empresa de Santos Silva], sendo portanto calculada com base num montante total de cerca de 25 milhões de euros, excluídos os ganhos financeiros gerados”, revela ainda a acusação, citada pelo Correio da Manhã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sócrates paga comissão de 10% a Santos Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião