UE quer saber quem investe no imobiliário de Lisboa e Porto

  • ECO
  • 1 Dezembro 2019

Estudo patrocinado pela Comissão Europeia procura perceber como a financeirização da habitação está a mudar o perfil de oito cidades europeias. Lisboa e Porto estão na lista.

A Comissão Europeia está a promover a realização de um relatório científico que aborda a questão da financeirização da habitação em várias cidades europeias. De acordo com o Público (acesso condicionado), Portugal é o único país que tem duas cidades entre as oito que estão a ser estudadas: Lisboa e Porto.

Segundo explica aquele jornal, o estudo pretende perceber qual a extensão da presença de grandes investidores globais nas cidades europeias nos últimos anos, visando identificar o perfil dos investidores estão presente em cada cidade. Nomeadamente, se são nacionais, estrangeiros, privados ou institucionais. O passo seguinte passa por cruzar essa informação com as medidas que foram ou irão ser implementadas e discutidas em cada caso.

O estudo que está a ser elaborado pelo Joint Research Centre, da Comissão Europeia, envolve oito cidades europeias, incluindo seis capitais: Amesterdão, Atenas, Barcelona, Berlim, Paris, Lisboa, Porto e Vílnius.

Para Ricardo Barranco, investigador daquele organismo que funciona em Ispra (Itália), os resultados poderão ser muito relevantes na definição de novas políticas. “Durante o projeto apercebemo-nos que o aumento dos custos com habitação é um fenómeno abrangente, com várias determinantes e que a sua eventual resolução não é uma tarefa simples ou comum a todas as cidades”, afirmou o investigador ao Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE quer saber quem investe no imobiliário de Lisboa e Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião