Crédito ao consumo atinge recorde de 726 milhões em outubro

Os bancos e as financeiras concederam mais de 726 milhões de euros em empréstimos para consumo, em outubro. Trata-se de um novo máximo de mais de seis anos.

O crédito ao consumo voltou a disparar após dois meses de alívio. Em outubro, os bancos e as financeiras concederam mais de 726 milhões de euros em empréstimos para consumo um novo máximo de pelo menos seis anos, revelou o Banco de Portugal.

A concessão de crédito ao consumo aumentou 14,5% (+92 milhões de euros), entre setembro e outubro, para 726,9 milhões de euros. No histórico da entidade liderada por Carlos Costa, com início em 2013, nunca se assistiu a uma disponibilização de empréstimos com esse fim tão elevada.

Esse acréscimo acontece num período já tipicamente marcado pelo início das compras natalícias, mas mesmo comparando com o ano passado, registou-se um forte crescimento do montante disponibilizado. Em termos homólogos, registou-se ainda um aumento de 13,2% no volume de concessão de empréstimos para consumo.

Crédito ao consumo dispara para novo recorde

Fonte: Banco de Portugal

Os outros créditos pessoais sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades — onde cabem por exemplo os financiamentos para férias ou para aquisição de eletrodomésticos — a par do crédito automóvel, foram as categorias que mais contribuíram para o aumento do crédito ao consumo.

Mas o aumento foi particularmente notório no primeiro caso. Os outros créditos pessoais sem finalidade específica subiram 16% (+45,1 milhões de euros), entre setembro e outubro, para ascenderem a um novo recorde histórico de 327,7 milhões de euros. Em termos homólogos, registou-se ainda um crescimento de 21,1%.

Os empréstimos para a aquisição de carro também cresceram, mas em 14,9% em termos mensais, para totalizarem 279,1 milhões de euros, um máximo de julho. Mas em termos homólogos, o crescimento é mais curto: 6,33%. Todos as modalidades de financiamento automóvel registaram aumentos da concessão, tanto em termos mensais como homólogos.

Já aos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto coube uma fatia de 106,8 milhões de euros do financiamento para consumo. Ou seja, uma subida de 9,6%, em termos mensais, e de 8,5% em termos homólogos.

No crédito pessoal com finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, os bancos e as financeiras disponibilizaram 13,3 milhões de euros, um crescimento de 11,5% face a setembro e de 26,7% face ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado do ano até outubro, considerando todas as categorias de financiamento, foram concedidos perto de 6,3 mil milhões de euros em crédito ao consumo. Ou seja, uma subida de 2,69% face ao mesmo período do ano passado e um novo recorde do histórico do Banco de Portugal, com arranque em 2013.

(Notícia atualizada às 11:48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo atinge recorde de 726 milhões em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião