Economia cresce e tensões comerciais recuam. Wall Street sustenta recordes

Os três principais índices acionistas norte-americanas renovaram esta sexta-feira os valores mais altos de sempre.

O verde domina a última sessão da semana em Wall Street. As principais praças norte-americanas seguem esta sexta-feira em alta, a manter os recordes tocados na quinta-feira. O entusiasmo, antes de uma semana que será de baixa liquidez devido ao Natal, deve-se aos progressos nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China, bem como ao crescimento económico norte-americano.

Wall Street fechou a última sessão nos valores mais elevados de sempre após comentários do Secretário de Tesouro nos Estados Unidos. Steven Mnuchin, responsável da Administração de Donald Trump, afirmou em entrevista à CNBC que está “confiante” de que a “fase 1” no acordo comercial com a China seja assinada já em janeiro.

O otimismo manteve-se nesta sessão. O índice financeiro S&P 500 avança 0,58% para 3.223,82 pontos, enquanto o industrial Dow Jones soma 0,57% para 28.538,20 pontos e o tecnológico Nasdaq ganha 0,33% para 8.916,22 pontos. “Os céus clarearam em dezembro de tal forma que os investidores estão a regressar ao mercado“, explicou Art Hogan, estratega-chefe de mercado da National Securities, em declarações à Reuters.

A impulsionar o sentimento está também o crescimento da economia dos EUA. O Governo norte-americano confirmou esta sexta-feira que a expansão decorreu a um ritmo anual de 2,1% no terceiro trimestre do ano, confirmando a estimativa inicial. O país vive o maior ciclo de crescimento económico da sua história.

O relatório sobre a conjuntura destaca elementos positivos: o aumento das despesas de consumo foi revisto em alta (de 2,9% para 3,2%) e a descida do investimento das empresas foi menos acentuada do que indicavam as anteriores previsões (não recuou 2,7%, mas 2,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia cresce e tensões comerciais recuam. Wall Street sustenta recordes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião