Portugal paga 0,499% por dívida a 10 anos. Procura chegou aos 25 mil milhões de euros

Primeira operação deste ano foi uma venda sindicada de obrigações do Tesouro a dez anos, que ficou fechada esta quarta-feira. Dados finais indicam que procura foi mais de seis vezes superior à oferta.

Portugal pagou 0,499% para emitir quatro mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a dez anos. O país estreou-se no mercado de dívida, em 2020, através de uma venda sindicada, em que a procura ficou 6,25 vezes acima da oferta, segundo os dados finais divulgados pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP.

A transação beneficiou de uma forte procura de investidores, como revelou o livro de ordens final, que ficou acima de 25 mil milhões de euros (incluindo dois mil milhões do sindicato bancário), o que permitiu a Portugal colocar o preço das novas obrigações com um spread de 33 pontos base face à taxa mid swap, cujo guidance inicial se situava na área dos 38 pontos base”, explica a agência liderada por Cristina Casalinho.

O prémio inicial que se soma à taxa mid swap do euro a dez anos (que estava em 0,107% no início da operação) acabou por ser revisto em baixa devido à forte procura. Num dia em que também a Irlanda e a Alemanha foram ao mercado de dívida de longo prazo, o apetite dos investidores foi causado pelas taxas negativas praticadas em parte dos países da Zona Euro.

O montante emitido, em títulos que atingem a maturidade a 18 de outubro 2030, acabou assim por ser vendido a 350 investidores, sendo que a maioria eram gestores de fundos na Europa. França, Itália e Espanha lideraram a procura e captarem um quarto do total.

Distribuição final da dívida emitida

Fonte: Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP

Portugal tem beneficiado de juros da dívida cada vez mais baixos graças à conjuntura internacional apoiada pelo Banco Central Europeu, bem como pelo reforço da confiança de investidores e agências de rating nas contas nacionais.

Em mercado secundário, a yield destes títulos (que não é diretamente comparável dadas as especificidades da operação) situa-se esta quinta-feira em 0,39%. A última vez que o país se tinha financiado a dez anos foi em novembro do ano passado, quando o Tesouro colocou 970 milhões com um juro de 0,333%.

Mas a última emissão sindicada foi a 9 de janeiro de 2019, altura em que Portugal obteve quatro mil milhões de euros em dívida a dez anos, com um juro inferior a 2%. Tal como nos últimos anos, o Tesouro voltou assim a arrancar o ano com uma grande venda de dívida. No total de 2020, espera emitir um total de 16,7 mil milhões de euros em OT.

(Notícia atualizada às 19h02 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal paga 0,499% por dívida a 10 anos. Procura chegou aos 25 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião