Assembleia do Livre propõe retirar confiança política a Joacine Katar Moreira

  • ECO
  • 16 Janeiro 2020

Joacine Katar Moreira pode perder, este fim de semana, a confiança política do Livre. Pelo menos, é essa a proposta da assembleia do partido que será votada na convenção agendada para 18 e 19.

A assembleia do Livre — órgão máximo do partido entre congressos — propôs retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira, que passaria assim a deputada não inscrita. A proposta citada pelo Público (acesso condicionado) será votada na convenção agendada para o próximo fim de semana.

“Considerando que a eleição para a Assembleia da República de uma representante do Livre é uma responsabilidade que transcende a deputada eleita, e porque não se vislumbra da parte da deputada, Joacine Katar Moreira, qualquer vontade em entender a gravidade da sua postura, nem intenção de a alterar, a assembleia do Livre delibera retirar a confiança política à deputada, pelo que deixa de reconhecer o exercício do seu mandato como sendo exercido em representação do Livre”, lê-se no documento em causa.

Na proposta, o partido diz que é com “profundo pesar” que é tomada esta decisão, “na plena consciência das consequências gravosas que daí advêm” para a capacidade do Livre dar o seu contributo na atual legislatura. “Não podemos manter a confiança política em quem, por opção própria, reiteradamente prescindiu de nos representar“, salienta-se.

Além desta proposta, a convenção deste fim de semana também irá votar uma moção que pede a Joacine Katar Moreira que renuncie ao mandato e avisa que, caso tal não aconteça, será retirada a confiança política à deputada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assembleia do Livre propõe retirar confiança política a Joacine Katar Moreira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião