Portugueses impulsionam dormidas em alojamentos turísticos

Ainda que, em termos absolutos, as dormidas por estrangeiros nos alojamentos turísticos lusos continuem a ser mais, o número de noites passadas por portugueses destaca-se: está a crescer o dobro.

No último ano, o número de dormidas em alojamentos turísticos na União Europeia aumentou 2,4%, consolidando a subida iniciada em 2009. Por cá, o salto foi ainda mais acentuado (3,4%), com especial destaque para as noites passadas pelos próprios residentes nos estabelecimentos portugueses, que cresceram mais do dobro da média europeia.

De acordo com os dados divulgados, esta sexta-feira, pelo Eurostat, Espanha (com 469 milhões de dormidas), França (com 446 milhões de dormidas) e Alemanha (com 436 milhões de dormidas) ocupam o topo da tabela europeia.

Ainda assim, foi na Eslováquia e na Lituânia que se registaram o maiores saltos no número de noites passadas em alojamentos turísticos, com subidas respetivamente de 12,6% e 10%. Em contraste, na Grécia e em Malta verificaram-se quedas de 3% e 2,7%.

Por cá, o salto (3,4%) foi superior à média europeia (2,4%), mas ficou longe daquele conseguido pela Eslováquia e pela Lituânia.

De notar, por outro lado, que ao contrário do que aconteceu na generalidade da União Europeia, o número noites passadas por residentes e o número de noite passadas por estrangeiros não cresceram ao mesmo ritmo. O número de dormidas por residentes cresceu 5%, acima dos 2,6% registados no que diz respeito

Ainda assim, em termos absolutos, as noites passadas por estrangeiros continuam a ser quase o dobro daquelas passadas por residentes (51,1 milhões contra 25,8 milhões). No total, em 2019, os alojamentos turísticos portugueses registaram 76,9 milhões de dormidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses impulsionam dormidas em alojamentos turísticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião