Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

  • ECO
  • 26 Janeiro 2020

O objetivo do Governo é tornar mais fácil o uso da chave móvel digital. Tecnologia vai comparar fotografia tirada no momento com a que foi tirada na criação/renovação do cartão de cidadão.

O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, permitindo aos cidadãos aceder a vários serviços públicos online, avança o Público (acesso pago). O objetivo da medida — CMD Simplex — é facilitar a utilização da chave móvel digital.

cerca de 800.000 cidadãos com chave móvel digital ativa, o equivalente a 12% da população ativa. Esta ferramenta permite, entre outros, pedir o registo criminal ou marcar consultas médicas à distância.

Com este novo sistema de reconhecimento facial que o Governo está a estudar, a ideia é que se verifique a identidade do utilizador ao comparar uma fotografia tirada no momento do acesso e a que foi tirada na criação ou renovação do cartão de cidadão. Atualmente, a alternativa passa por introduzir o pin da chave móvel digital e recebe um código temporário.

Esta nova tecnologia vai ser capaz de “detetar vida” e perceber se a imagem a validar é de uma pessoa real e não de uma fotografia, uma técnica de segurança chamada liveness.

O concurso público para selecionar o fornecedor desta tecnologia, no valor de 150.000 euros, terminou a 24 de dezembro. O prazo de execução do contrato é de três anos. As candidaturas estão agora a ser avaliadas pela Agência da Modernização Administrativa (AMA).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião