Bolsas recuperam da maré vermelha. Subida de 4% do BCP puxa por Lisboa

Lisboa está de volta aos ganhos, acompanhando o desempenho das congéneres europeias, que começam a beneficiar da redução das tensões oriundas da China.

A bolsa nacional encerrou em terreno positivo, acompanhando o cenário positivo que se vive no resto da Europa, depois de começarem a aparecer os primeiros sinais de alívio face ao vírus oriundo da China que já matou mais de cem pessoas. Em Lisboa, apenas uma cotada encerrou no vermelho, e o destaque foram as ações do BCP, que valorizaram mais de 4%, a maior subida desde setembro.

O PSI-20 somou 1,24% para 5.243,32 pontos, a maior subida desde o início de dezembro. De entre as 18 cotadas nacionais, apenas a Ibersol encerrou no vermelho ao perder 0,23% para 8,7 euros, o que não foi suficiente para abalar a bolsa nacional.

A contribuir para este desempenho do principal índice bolsista português estiveram os títulos do BCP, que valorizaram 4,13% para 0,1893 euros, a maior subida desde 13 de setembro, dia em que cresceram 4,35%.

Destaque ainda para o setor energético, com a EDP a ter subido 1,63% para 4,314 euros, enquanto a EDP Renováveis cresceu 1,23% para 11,48 euros. Este desempenho da elétrica liderada por António Mexia acontece depois de a empresa ter anunciado que vai reembolsar a totalidade da linha de obrigações que foram emitidas em 2015 e que venciam apenas em 2075.

A Galp Energia aumentou 0,58% para 13,86 euros, depois de a petrolífera ter anunciado um forte aumento na exploração de petróleo nos últimos meses do ano passado, suportado pelo crescimento da produção em Angola. Enquanto isto, o preço do barril de matéria-prima está a valorizar mais de 1% nos mercados internacionais.

Nas restantes praças europeias o sentimento também é positivo, com o aparecimento dos primeiros sinais de alívio face ao coronavírus, da China. Isto depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter afirmado que estava confiante na capacidade da China de conter o surto.

(Notícia atualizada às 16h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas recuperam da maré vermelha. Subida de 4% do BCP puxa por Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião