30% da receita da consultora de Vitorino foi paga por empresa suspeita de corrupção

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2020

Consultora de Vitorino recebeu três transferências de 255 mil euros de sociedade de advogados espanhola investigada num esquema de corrupção que envolve a petrolífera venezuelana.

A empresa de consultoria detida em partes iguais por António Vitorino, ex-ministro português e atual diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), com a mulher, terá recebido três transferências de 255 mil euros, entre 2012 e 2016, de uma sociedade de advogados espanhola, a Morodo Abogados, investigada em Espanha por suspeitas de participar num esquema de corrupção que envolve a petrolífera estatal venezuelana, a PVDSA. O valor recebido pela EMAB Consultores, Lda, representa 28% das receitas arrecadadas pela empresa entre 2012 e 2018, avança o Público (acesso pago) nesta quarta-feira.

Os cálculos têm por base a informação dos relatório e contas da empresa, sendo que o jornal adianta que essas três transações não serão as únicas operações suspeitas que a justiça espanhola está a analisar.

Já no passado domingo, o jornal digital espanhol OKDiario tinha referido a existência de dois pagamentos de 35 mil euros, um feito em 2011 e outro em 2012, que terão tido António Vitorino como destinatário direto. Neste caso, as operações terão sido feitas por uma outra sociedade, a Aequitas Abogados y Consultores, que recebeu verbas avultadas diretamente da petrolífera venezuelana.

Ao todo, o ex-ministro português terá recebido pelo menos 325 mil euros das duas empresas espanholas, segundo consta em documentos oficiais da unidade de apoio da “Fiscalia” Especial contra a Corrupção e a Criminalidade Organizada, em Espanha.

António Vitorino, reiterou o teor da declaração que fez em janeiro, quando refutou “veementemente as insinuações” que o envolvem neste caso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

30% da receita da consultora de Vitorino foi paga por empresa suspeita de corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião