Presidentes de clubes suspeitos de fraude e lavagem de dinheiro

  • ECO
  • 6 Fevereiro 2020

Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira e António Salvador, além de agentes e empresários, estarão sob investigação do Ministério Público e do Fisco.

O Ministério Público e o Fisco têm cinco megaprocessos abertos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais ligados ao universo do futebol, avança a Sábado (acesso pago) nesta quinta-feira. Entre os visados nestes megaprocessos estarão presidentes de clubes, agentes, empresários, empresas e dezenas de jogadores de futebol.

Pinto da Costa, o histórico presidente do Futebol Clube do Porto (FC Porto), será um dos visados nestas investigações. Segundo a revista o processo-crime que se encontra numa fase mais avançada é mesmo o que envolve Pinto da Costa e o FC Porto.

O processo resultará da junção de oito inquéritos iniciados em 2018/18, estando em causa negócios feitos há alguns anos com, pelo menos 15 jogadores do FC Porto. Entre esses, incluem-se os negócios de transferência de Jackson Martínez, Iker Casillas, Radamel Falcao, James Rodríguez, Imbula, Mangala e do português Danilo Pereira.

A Autoridade Tributária já calculou, em cerca de 20 milhões de euros, a vantagem patrimonial ilegal que poderá estar associada a negociação desses jogadores.

Mas há mais visados nos processos abertos pelo Ministério Público e pela Autoridade Tributária. Nomeadamente, a SAD do Benfica. Em causa, também estarão empresas de intermediação na contratação de jogadores como André Carrillo, Pizzi, Jiménez, Júlio Cesar, Ola John e Jonas. O presidente do clube da Luz — Luís Filipe Vieira — será também um dos visados na investigação, segundo a Sábado.

Outra das investigações terá como alvo o SC Braga, com os investigadores a terem já informação sobre transferências com origem no Marítimo, de Dyego Sousa, agora no Benfica, Fransérgio e Raúl Silva. Em 2018, o Braga também contratou o central Pablo Santos. Outro contrato que estará a ser analisado é o de Éder, que joga atualmente na Rússia, e que o Braga foi buscar à Académica de Coimbra.

(Título atualizado às 19h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidentes de clubes suspeitos de fraude e lavagem de dinheiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião