5 coisas que vão marcar o dia

5G e TDT estarão em destaque. Esta sexta-feira fica também marcada pelos dados relativos à remuneração média dos trabalhadores e do comércio internacional.

Com o Orçamento do Estado para 2020 aprovado, o Governo ruma, esta sexta-feira, ao Conselho de Ministros para discutir a estratégia para o 5G. O dia fica ainda marcado pela mudança de frequência do TDT em Sines, pelos dados sobre a evolução orçamental do CFP e pelos vários números divulgados pelo INE: a remuneração média dos trabalhadores e o comércio internacional.

Governo discute estratégia para o 5G

Um dia depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2020, o Conselho de Ministros reúne-se para aprovar a estratégia nacional para o 5G, um documento fulcral para o desenvolvimento da rede de comunicações de quinta geração no país. A reunião estava marcada originalmente para quinta-feira, mas acabou por ser adiada. Esta sexta-feira, o Governo dará indicações sobre o 5G que quer em Portugal, e como o quer, sendo que poderá avançar com restrições à participação de fornecedores considerados de “alto risco”, como a chinesa a Huawei. Esta manhã, o Governo explica, às 10h00, a estratégia aprovada.

Como têm evoluído os salários em Portugal?

O Instituto Nacional de Estatística publica, esta sexta-feira, os dados relativos à remuneração bruta mensal média por trabalhador no quarto trimestre de 2019. No trimestre anterior, a remuneração média tinha aumentado 3%, em termos homólogos, para 1.220 euros. A componente regular subiu 2,8% para 1.039 euros. Foi no setor da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio que se registou o salário mais elevado (2.652 euros) enquanto no alojamento, restauração e similares foi verificada a remuneração média mais baixas (813 euros). Na componente regular, um outro setor ficou abaixo deste último: o das atividades administrativas e dos serviços de apoios, com uma remuneração média de 655 euros.

Exportações e importações voltam a aumentar?

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta sexta-feira, os dados do comércio internacional relativos ao mês de dezembro. Em novembro, as exportações e as importações de bens subiram, respetivamente, 8,6% e 1,3%, destacando-se os acréscimos no material de transporte, nos automóveis para transporte de passageiros e nos materiais de transporte no setor aeronáutico. Além disso, o défice da balança comercial de bens registou uma diminuição de 329 milhões de euros face ao mês homólogo de 2018, atingindo 1 735 milhões de euros em novembro de 2019.

TDT muda hoje em Sines

Depois de Odivelas, Sines. A migração da Televisão Digital Terrestre (TDT) para novas frequências dá, esta sexta-feira, mais um passo. Portanto, se vive em Sines e usa a televisão grátis TDT vai ter de sintonizar novamente a sua televisão. É que a faixa dos 700 MHz tem de ser libertada para a transição para o 5G. Atualmente, o emissor de Sines funciona no canal 56. A partir desta sexta-feira, esse canal muda para o 43. Caso não consiga sintonizar novamente a TDT, pode recorrer à linha gratuita de apoio do regulador das comunicações através do 800 102 002.

CFP divulga execução orçamental

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) divulga, esta sexta-feira, os dados relativos à evolução orçamental das Administrações Públicas até setembro de 2019. Em outubro, na análise relativa aos primeiros seis meses do ano, o CFP tinha indicado que era necessário ter um excedente de 0,6% para o défice ficar em 0,1%, meta que foi enviada pelo Governo para Bruxelas. “Para o cumprimento da nova estimativa do Ministério das Finanças para o saldo [orçamental] em 2019 (-0,1% do PIB), o segundo semestre terá de observar um saldo das Administrações Públicas (AP) de pelo menos 0,6% do PIB”, indicou a entidade liderada por Nazaré Costa Cabral, no relatório sobre a evolução orçamental até junho de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião