Absolvido no Senado, Donald Trump acusa oposição de “corrupção”

O presidente dos EUA reagiu à absolvição do Senado no julgamento do impeachment, denunciando o que considerou serem "pessoas muito desonestas e corruptas" focadas em o destruir, bem como o país.

Numa reação à absolvição no julgamento do impeachment, o presidente dos EUA denunciou o que considerou serem “pessoas muito desonestas e corruptas” que o querem destruir, assim como o país.

“Como toda a gente sabe, a minha família, o nosso país maravilhoso e o vosso presidente foram sujeitos a terríveis provocações por algumas pessoas muito desonestas e corruptas. Fizeram tudo o que estava ao alcance para nos destruir e, por isso, para prejudicarem em muito a nossa nação”, afirmou Trump, num pequeno-almoço com líderes religiosos, políticos e outros dignitários, de acordo com o The New York Times (acesso pago).

Segundo o jornal, o evento anual, conhecido por National Prayer Breakfast, é tradicionalmente bipartidário e de concórdia entre os dois maiores partidos norte-americanos. Porém, no discurso, no rescaldo do julgamento no Senado, Trump exibiu jornais com a manchete “absolvido” e a sua própria foto, naquele que já é considerado o discurso mais político que alguma vez um presidente fez neste evento anual.

As declarações foram proferidas na mesma sala em que estava presente Nancy Pelosi, porta-voz da Câmara dos Representantes e impulsionadora do impeachment, que resultou nas acusações de abuso de poder e obstrução ao Congresso contra o Presidente em funções, além do senador republicano Mitt Romney, que votou pela destituição de Trump.

Numa clara referência aos dois políticos norte-americanos, Trump continuou: “Eles sabem que o que estão a fazer é errado, mas colocam-se à frente do nosso grande país”. Dito isto, enalteceu os “corajosos políticos e líderes republicanos” que tiveram a “sabedoria” e “força” de votarem contra a destituição.

Na quarta-feira, quatro meses depois do início do processo do impeachment, o Senado, controlado pelo Partido Republicano, votou pela absolvição de Donald Trump por uma maioria de 53 votos, contra 47 votos a favor da destituição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Absolvido no Senado, Donald Trump acusa oposição de “corrupção”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião