Madoff, promotor da maior fraude fiscal de sempre, alega doença terminal e pede para sair da prisão

  • Lusa
  • 6 Fevereiro 2020

Aos 81 anos, Bernard Madoff pediu para sair da prisão, alegando que uma insuficiência renal lhe dá apenas 18 meses de vida. Cumpre pena de 150 anos, "apanhado" na maior fraude fiscal de sempre.

Bernard Madoff, de 81 anos, que cumpre uma pena de 150 anos por ter cometido aquela que foi considerada a maior fraude fiscal de sempre, disse que está a morrer devido a insuficiência renal e pediu para ser libertado antecipadamente.

De acordo um documento que foi apresentado pelos seus advogados, Madoff, que diz sofrer de uma doença renal em estado terminal, para além de ter hipertensão e dificuldades cardíacas, tem “menos de 18 meses de vida”.

Bernie, como é conhecido, recusou-se a fazer diálise e, no verão passado, foi transferido para uma unidade de cuidados paliativos no centro médico da prisão da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde está a cumprir a sua sentença.

“Está claro que Madoff não representa um perigo para nenhuma pessoa ou para a comunidade”, vincaram os advogados no pedido de libertação, que na quarta-feira foi entregue no tribunal, em Nova Iorque. Os advogados recordaram ainda que o recluso não tem um historial violento e que a natureza dos seus crimes o impede de participar em qualquer tipo de atividade financeira.

Recentemente, numa entrevista ao The Washington Post, Bernie Madoff já tinha afirmado que sofria uma “doença terminal”, acrescentando que cumpriu 11 anos de prisão.

Madoff foi preso no final de 2008 devido a um esquema de fraude de pirâmide, conhecido por Ponzi, com o qual a sua empresa desviou cerca de 65 milhões de dólares (perto de 59 milhões de euros). Apesar de, inicialmente, se ter declarado inocente, em 2009, Madoff acabou por admitir ser culpado dos crimes em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madoff, promotor da maior fraude fiscal de sempre, alega doença terminal e pede para sair da prisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião