Angola pede ajuda a Portugal para localizar fortunas de ex-governantes

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2020

Na mira da Justiça angolana estarão imóveis, investimentos mobiliários e contas bancárias de figuras militares, políticas e empresários de referência.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola solicitou ajuda a Portugal para encontrar bens de personalidades angolanas em território nacional, avança o Jornal Económico (acesso pago) nesta sexta-feira. Na mira da Justiça angolana estarão imóveis, investimentos mobiliários e contas bancárias de figuras militares, políticas e empresários de referência.

Na lista estão nomes como o general Higino Carneiro, o ex-ministro Manuel Rabalas e Joaquim Sebastião, e ainda o ex-diretor do Instituto Nacional de Estradas de Angola.

De acordo com o semanário, que cita fonte judicial, o pedido de colaboração foi feito a 23 de janeiro, aquando da vinda a Portugal de Hélder Pitta Grós, Procurador-Geral da República der Angola, que se encontrou na ocasião com a homóloga portuguesa, Lucília Gago.

Nesse encontro também terá estado presente a diretora do Serviço de Recuperação de Ativos (SRA) da PGR de Angola, Eduarda Rodrigues, munida de dossiers referentes a processos-crime contra cidadãos angolanos que desviaram fundos públicos ao Estado angolano.

Aquando da sua chegada a Lisboa, em janeiro, Pitta Grós, assumiu ter vindo a Portugal pedir ajuda sobre “muita coisa”, não esclarecendo na ocasião se respeitava em concreto ao caso de Isabel dos Santos ou a outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angola pede ajuda a Portugal para localizar fortunas de ex-governantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião