Marcas de luxo enfrentam perdas de 40 mil milhões com Covid-19

  • ECO
  • 25 Fevereiro 2020

Os principais fabricantes de artigos de luxo estimam que o surto do Covid-19 em todo o mundo venha a provocar perdas até 40 mil milhões de euros.

Os principais fabricantes de artigos de luxo estimam um impacto entre 30 mil milhões a 40 mil milhões de euros nas suas receitas, na sequência do surto do coronavírus que já infetou mais de 80 mil pessoas em todo o mundo. Na China, um dos maiores mercados de luxo, as vendas “pararam repentinamente”.

Os executivos consultados pelas consultoras Alliance Bernstein e Boston Consulting Group disseram esperar que a epidemia do Covid-19 reduza entre 9% a 11% as vendas globais das principais marcas e luxo.

“As vendas na China pararam repentinamente e a falta de chineses a viajar está a travar as vendas em toda a Ásia e na Europa”, notaram os responsáveis da Alliance Bernstein.

A China representa mais de um terço das receitas dos fabricantes de artigos de luxo, segundo a consultora. É também o principal foco de preocupação com o coronavírus.

O Covid-19 surgiu em dezembro em Hubei, no centro da China, e já infetou cerca de 80 mil pessoas em dezenas de países. Na China continental foram registados 77.658 casos, 2.663 dos quais mortais. Em Hong Kong há 81 casos, dois mortais, e em Macau 10 casos.

O segundo país mais afetado é a Coreia do Sul, com 977 casos e 11 mortes, seguida do Japão, com 850 casos (quatro mortais), incluindo pelo menos 691 no cruzeiro Diamond Princess, onde no sábado foi confirmada a infeção de um cidadão português.

Itália surge em quarto lugar, registando 283 casos de infeção por Covid-19, sete deles mortais, e o Irão em quinto, com 95 casos e 15 mortes.

No geral, a Alliance Bernstein baixou as perspetivas para as vendas em 6%, em média, embora os fabricantes mais expostos ao mercado chinês ou do segmento “hard luxury” sejam os mais penalizados.

Contribua. A sua contribuição faz a diferença

Precisamos de si, caro leitor, e nunca precisamos tanto como hoje para cumprir a nossa missão. Que nos visite. Que leia as nossas notícias, que partilhe e comente, que sugira, que critique quando for caso disso. A contribuição dos leitores é essencial para preservar o maior dos valores, a independência, sem a qual não existe jornalismo livre, que escrutine, que informe, que seja útil.

A queda abrupta das receitas de publicidade por causa da pandemia do novo coronavírus e das suas consequências económicas torna a nossa capacidade de investimento em jornalismo de qualidade ainda mais exigente.

É por isso que vamos precisar também de si, caro leitor, para garantir que o ECO é económica e financeiramente sustentável e independente, condições para continuar a fazer jornalismo rigoroso, credível, útil à sua decisão.

De que forma? Contribua, e integre a Comunidade ECO. A sua contribuição faz a diferença,

Ao contribuir, está a apoiar o ECO e o jornalismo económico.

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

Marcas de luxo enfrentam perdas de 40 mil milhões com Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião